O jornalista Alexandre Garcia, um dos principais porta-vozes do bolsonarismo, surpreendeu usuários das redes sociais, na madrugada desta segunda-feira (23), ao fazer uma pergunta bizarra sobre o avião que caiu em Gramado, no Rio Grande do Sul, matando todas as 10 pessoas que estavam a bordo.
Garcia fez a pergunta ao comentar em uma publicação do site “Metrópoles” no X (antigo Twitter) sobre o acidente aéreo .
“Tragédia em Gramado: o que se sabe sobre queda de avião que matou 10 Aeronave partiu de Canela (RS) e seguia para Jundiaí (SP) quando caiu em Gramado, na Serra gaúcha. Os 10 mortos são da mesma família”, diz a postagem.
O jornalista, então, questionou: “Aeronave? Não era um avião?”.
A pergunta chamou a atenção de internautas, visto que um jornalista experiente como Alexandre Garcia deveria, supostamente, saber que todo avião é uma aeronave.
Aeronave é o termo geral, que se refere a qualquer tipo de veículo capaz de voar, seja ele motorizado ou não. Isso inclui aviões, helicópteros, planadores, balões, dirigíveis, drones, entre outros. Avião, portanto, é um tipo de aeronave.
Usuários das redes sociais ficaram espantados com a pergunta de Alexandre Garcia. “Acho que ele não está bem”, escreveu uma internauta, em meio a inúmeros outros comentários do tipo.
Confira:
Quem são as vítimas do acidente aéreo em Gramado
A Polícia Civil confirmou a morte dos 10 passageiros do avião que caiu em Gramado (RS) na manhã deste domingo (22) e identificou que as vítimas eram da mesma família. Segundo a corporação, a aeronave era pilotada pelo empresário Luiz Galeazzi, que estava junto de nove familiares.
Além de Galeazzi, estão entre as vítimas fatais a esposa, três filhos, a irmã, Daniela Maria Salgueiro Galeazzi, o cunhado, a sogra e duas crianças, que seriam sobrinhos de Galeazzi.
“Ao que tudo indica, nós temos as 10 vítimas que estavam na aeronave. Família do senhor Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi , esposa, três filhos, a irmã, o cunhado, a sogra e duas crianças. Em princípio, são essas as vítimas fatais desse lamentável fato”, afirmou o delegado responsável pela investigação do caso.
Mais cedo, o governador Eduardo Leite (PSDB) já havia informado que não havia sobreviventes da queda. Ele chegou a afirmar que as vítimas eram da cidade de São Paulo e haviam ido passear na serra gaúcha.
Em nota, a empresa de Luiz Cláudio, a Galeazzi & Associados, lamentou o ocorrido, afirmando que o empresário “será eternamente lembrado por sua dedicação à família e por sua dedicação à família e por sua notável trajetória como líder”.
Como foi o acidente
Um avião de pequeno porte caiu na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (22). A aeronave, que partiu do aeroporto de Canela e teria como destino Florianópolis, atingiu uma área movimentada na Avenida das Hortênsias, por volta das 9h30.
Relatos de moradores dão conta de que o avião perdeu altitude rapidamente antes se chocar contra o solo. Segundo informações preliminares, a aeronave teria atingido uma chaminé de um prédio, uma loja de móveis e uma pousada.