Aeronave oficial teria sobrevoado por cerca de 5 horas em antes de cair e até o momento não há notícias de sobreviventes! Será verdade?
A notícia se espalhou nas redes sociais no começo de outubro de 2024, e afirma que o avião presidencial teria caído após falha técnica que teria forçado o piloto a voar mais de 5 horas em círculos antes de cair em uma região próxima ao México!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
É verdade que o avião presidencial sofreu com problemas técnicos ao sobrevoar a Cidade do México, mas não é verdade que a aeronave caiu.
No dia 1 de outubro de 2024, o avião VC-1 que levava a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um problema técnico, que forçou o piloto a voar em círculos por cerca de 5 horas, antes de retornar ao aeroporto de onde havia partido para pousar em segurança.
O procedimento é considerado normal e faz parte das etapas de segurança em voos. O tempo voando em círculos foi necessário para se gastar combustível até que a aeronave alcançasse o peso ideal para o pouso.
Lula havia viajado ao México para a posse da presidente Claudia Sheinbaum juntamente com a primeira-dama Janja da Silva e demais tripulantes.
Em nota, a assessoria da presidência informou:
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, finaliza o comunicado.
Após a falha na aeronave principal, a comitiva do presidente decolou, às 23h40, da Cidade do México de volta à Brasília.
Conclusão
Não é verdade que o avião presidencial caiu no México!