O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou, nesta quarta-feira, 11, apoio ao líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), 35 anos, na corrida pela presidência da Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pelo líder do PT, Odair Cunha (MG), nas redes sociais.
“O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou hoje, em almoço com líderes partidários, que apoia o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão, como um nome qualificado para a construção da unidade na Casa”, escreveu Cunha.
O almoço onde Lira anunciou o nome de Motta aconteceu em uma sala reservada do restaurante Marie, no bairro da Asa Sul, em Brasília, com a presença de líderes do PL, Podemos, PP, MDB, PT e PCdoB. Agora Motta conta, oficialmente, com o apoio de Lira contra os líderes Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Britto (PSD-BA).
Inicialmente, Elmar era tido como o “preferido” de Lira na disputa, por ter uma relação pessoal mais próxima com o deputado alagoano. A entrada de Motta na corrida, contudo, mudou os rumos da escolha de Lira. Elmar e Britto firmaram uma “aliança” para unificar as candidaturas, mas ainda não há uma previsão de quando isso vai acontecer.
O líder do PT informou ainda que vai submeter o nome de Motta a bancada do partido para saber se haverá apoio a ele. Contudo, segundo interlocutores do deputado paraibano, ele já possui apoio amplo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o que implicaria no apoio do PT ao PL.
Com candidatura oficializada na semana passada — depois que o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), abriu mão de concorrer ao posto em prol de Motta –, o líder da legenda já promoveu encontros com Lula e com Bolsonaro.
A costura do apoio de Lira envolveu ainda conversas com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do PP. Ciro é próximo a Lira, a Bolsonaro e a Motta. O nome do deputado paraibano seria mais “consensual” entre os líderes, se comparado aos demais candidatos à presidência da Casa.