Moraes abre inquérito contra aliado de Bolsonaro; saiba quem

30 de Julho, 2024

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a instalação de um inquérito da Polícia Federal contra o blogueiro Allan dos Santos, conhecido por seu alinhamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele é acusado de ter forjado mensagens contra a jornalista Juliana Dal Piva.

Moraes ainda determinou que X, antigo Twitter, bloqueie em até duas horas o perfil de Allan, que administrou o canal Terça Livre, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Da mesma forma, a Meta, responsável pelo Instagram, foi intimada a proceder com o bloqueio da conta de dos Santos na plataforma em até duas horas, também com a mesma penalidade financeira.

A abertura do inquérito acontece logo após a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) favorável ao pedido da defesa da jornalista, que pediu, por meio da sua defesa, a perícia das mensagens atribuídas por Allan, que está foragido desde 2021, a ela. O caso ocorreu em junho.

Em abril, Allan voltou a criar uma conta em uma rede social, o que contraria decisão do STF, que baniu sua participação em 2021. De acordo com Santos, essa é sua 39ª conta, e na biografia ele escreve: “Não vão me calar!”.

 

Foragido da Justiça brasileira, Santos vive nos Estados Unidos desde 2020, onde burla sucessivamente a proibição do STF com criação de novos perfis nas redes sociais.

Em dezembro de 2023, ele havia criado mais uma conta no Instagram, sendo o 38º perfil.

 

COMPARTILHE: