Lula recuou, nesta quarta-feira (3), e disse que “responsabilidade fiscal é compromisso” e que o governo “não joga dinheiro fora”.
A afirmação foi feita durante o anúncio do Plano Safra para a agricultura familiar, no Palácio do Planalto, num momento de instabilidade no mercado financeiro — decorrente das críticas de Lula ao Banco Central — e de alta do dólar.
“Aqui, nesse governo, aplicamos o dinheiro que é necessário, gastamos com educação e saúde, no que é essencial. Mas não desperdiçamos recursos. Responsabilidade fiscal não é apenas uma palavra, é um compromisso deste governo desde 2003. E manteremos isso rigorosamente”, afirmou Lula.
Antes do evento, Lula foi questionado sobre a alta do dólar — ocasião em que disse que abordaria temas como “arroz e feijão”.
Pela manhã, o petista se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fora da agenda oficial. De acordo com assessores, o encontro foi para discutir questões fiscais do país.
Esperava-se que os dois conversassem também sobre a alta do dólar e sobre moderação nas críticas ao Banco Central e ao presidente da instituição, Roberto Campos Neto.
Lula também convocou uma reunião no Planalto às 16h30 com a equipe econômica.
Além de Haddad, foram chamados os ministros Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Esther Dweck (Gestão e Inovação).
Um sinal claro de desespero!
Fonte: JCO