Presidente, em cerimônia pelos dois anos da tentativa de golpe do 8 de janeiro, fez uma referência bem-humorada ao magistrado, que deu risada
O presidente Lula (PT) fez uma brincadeira com o ministro Alexandre de Moraes, do STF, nesta quarta-feira (8), numa cerimônia no Palácio do Planalto, em alusão aos dois anos da tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023, que acabou por arrancar risadas das autoridades presentes no ato, levando o registro a viralizar posteriormente nas redes sociais.
Lula falava sobre o papel do Supremo Tribunal Federal nas ações judiciais que estão levando à punição de inúmeros golpistas bolsonaristas, quando fez menção a Moraes, justamente o ministro responsável pelos inquéritos que tratam sobre o tema. O presidente da República afirmou que o magistrado já pode ser considerado um ministro do STF diferenciado, porque pela primeira vez na História uma pessoa em tal cargo ganhou um apelido do povo. Moraes é chamado tanto por admiradores como por detratores da extrema direita de “Xandão”.
“Eu tenho 79 anos de idade, já vivi muito, vivendo a vida da Suprema Corte brasileira e nunca conheci um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido. Um apelido dado pelo povo chamado Xandão. É um apelido que já pegou… E desse apelido você nunca mais vai se libertar, pode ficar sério. E não adianta ficar nervoso que ninguém vai parar de te chamar de Xandão”, disse o presidente, em claro tom de brincadeira, provocando gargalhadas.