Kamala ou Trump? Veja quem está à frente na disputa pela Presidência dos EUA

5 de Novembro, 2024

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

Nesta terça-feira (5), os eleitores norte-americanos vão às urnas para decidir quem será o próximo presidente dos Estados Unidos. A vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, disputam a Casa Branca em uma das eleições mais acirradas da história do país.

Segundo levantamento da ABC News, Kamala obtém uma pequena vantagem sobre Trump nas médias das pesquisas nacionais – divulgadas até o início desta semana. A democrata, que entrou na disputa após o presidente Joe Biden desistir da reeleição por pressão do partido, contabiliza 48% das intenções de voto, ante 47% de Trump.

Os números ficaram mais apertados com a aproximação do pleito. Até agosto, Kamala registrava uma vantagem de quase quatro pontos percentuais à frente de Trump.

As margens das pesquisas, no entanto, não conseguem prever o resultado das eleições. Isso porque os Estados Unidos usam um sistema de Colégio Eleitoral, que é quando cada estado recebe um número de votos de acordo com sua população, fazendo com que alguns estados tenham mais peso do que outros na hora da apuração.

Por exemplo, a Califórnia, com 39 milhões de habitantes, tem 54 votos, enquanto estados mais rurais, como Montana, que tem 1 milhão de habitantes, conta com apenas quatro votos. O candidato que ganha em um estado leva todos os votos daquele Colégio Eleitoral. É como se ele “zerasse” os votos recebidos pelo adversário naquela região.

Na maioria dos estados, a vitória dos partidos Democrata ou Republicano é quase certa. Por isso, os chamados “estados pêndulos”, onde não há uma preferência política fixa, deixam a disputa mais acirrada. São eles: Pensilvânia, Wisconsin, Michigan, Arizona, Nevada, Geórgia e Carolina do Norte – que somam 93 votos.

Conforme as médias das pesquisas, Trump aparece liderando na Geórgia, Nevada, Carolina do Norte e Arizona, enquanto Kamala tem preferência em Wisconsin e Michigan. Já na Pensilvânia, o cenário é de empate. Isso coloca o republicano na frente da disputa, já que, para ganhar a eleição presidencial, são necessários 270 votos.

Veja as médias das pesquisas nos estados pêndulos:

Pensilvânia

Quem está liderando na Pensilvânia? 

Quem está liderando em Nevada?

Quem está liderando na Geórgia?

Quem está liderando na Carolina do Norte?

Quem está liderando no Michigan?

Quem está liderando em Wisconsin?

Quem está liderando no Arizona?

COMPARTILHE: