As três primeiras pesquisas de intenção de voto no segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo foram divulgadas nesta semana: FESPSP, Paraná Pesquisas e Datafolha. Todas apontam para uma vitória do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).
O que mostram as pesquisas da semana
Nunes está na frente em todos os levantamentos. O emedebista aparece na liderança contra Guilherme Boulos (PSOL) tanto nas pesquisas estimuladas, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, quanto nas espontâneas, quando o entrevistado diz o nome do candidato.
A maior diferença entre os dois foi apontada pelo Datafolha. Na pesquisa estimulada, Nunes tem 55% das intenções de voto, enquanto Boulos aparece apenas com 33% – 22 pontos percentuais de distância.
Veja abaixo o resultado completo de todas as pesquisas divulgadas na última semana.
FESPSP
Na pesquisa FESPSP, Nunes tem 51,4% das intenções de voto, contra 35,9% de Boulos. A projeção é da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
Ricardo Nunes (MDB): 51,4%
Guilherme Boulos (PSOL): 35,9%
Branco/Nulo/Nenhum: 8%
Não sabe/Não respondeu: 4,7%
Na pesquisa espontânea, o cenário se repete. Nunes aparece com vantagem sobre Boulos.
Ricardo Nunes (MDB): 46,9%
Guilherme Boulos (PSOL): 33,6%
Branco/Nulo/Nenhum: 7,4%
Não sabe/Não respondeu: 10%
Outros: 1,8%
Continua após a publicidade
Paraná Pesquisas
No levantamento Paraná Pesquisas, Nunes tem 52,8% das intenções de voto e Boulos aparece com 39%. A projeção também é da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
Ricardo Nunes (MDB): 52,8%
Guilherme Boulos (PSOL): 39%
Branco, nulo ou nenhum: 4,8%
Não sabe ou não respondeu: 3,4%
Datafolha
A pesquisa Datafolha também mostrou Nunes na frente. Segundo o instituto, o atual prefeito tem 55% das intenções de voto, enquanto Boulos aparece com 33%. Veja os dados da pesquisa estimulada abaixo.
Ricardo Nunes (MDB): 55%
Guilherme Boulos (PSOL): 33%
Em branco/nulo/nenhum: 10%
Não sabe: 2%
Na pesquisa espontânea, Nunes é mencionado por eleitores de outras formas. Além do nome, ele também é lembrado pelo seu número de urna e por ser o atual prefeito.
Ricardo Nunes (MDB): 41%
Guilherme Boulos (PSOL): 29%
“No 15”: 2%
“No atual”: 2%
Outras respostas: 4%
Em branco/nulo/nenhum: 10%
Não sabe: 12%
Metodologia das pesquisas
A pesquisa FESPSP entrevistou presencialmente 1.500 pessoas, entre 7 e 9 de outubro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-02679/2004.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.200 eleitores. A pesquisa tem 95% de confiança e margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Ela foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-08049/2024.
A pesquisa Datafolha foi encomendada pela TV Globo e Folha de S.Paulo. O levantamento ouviu presencialmente 1.204 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo entre os dias 8 e 9 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-04306/2024.