Toda essa questão está gerando preocupação na Globo, especialmente em relação à estreia de sua nova novela das seis, Garota do Momento, prevista para novembro.
A possível retomada do horário de verão no Brasil, em tona após recomendação do ministro Alexandre Silveira do Ministério de Minas e Energia à Lula, aguarda agora a decisão final do mandatário.
A emissora teme que a mudança possa impactar negativamente a audiência, pois tramas que coincidem com o início do horário de verão historicamente enfrentaram dificuldades para manter bons índices.
Com o planejamento de estreia já definido e No Rancho Fundo em reta final de gravações, a Globo não tem margem para antecipar ou adiar o lançamento de Garota do Momento.
Outro ponto de preocupação é a programação nas regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente não aderem ao horário de verão. Isso exigiria que a emissora voltasse a exibir sua grade de forma gravada, com atraso de uma ou mais horas, o que pode afetar a experiência dos telespectadores, principalmente com relação às novelas.
A decisão sobre a volta do horário de verão ainda depende de discussões entre órgãos governamentais e só deve ser implementada após o período eleitoral, que termina em 27 de outubro.
A medida foi extinta em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro, mas pode retornar se houver um parecer técnico favorável, algo que está sendo avaliado em meio à atual crise hídrica no país.