A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelas queimadas que vêm atingindo diversas regiões do Brasil. Em uma postagem nas redes sociais nesta quinta-feira, 19, Gleisi acusou o governo anterior de promover cortes orçamentários no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), enfraquecendo a proteção ambiental.
Mais um “surto” da petista.
A dirigente também relembrou a polêmica frase do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre “passar a boiada” ao flexibilizar as leis ambientais. As críticas surgem em um momento em que o governo Lula enfrenta cobranças da oposição pela resposta insuficiente aos incêndios.
“Bolsonaro é o principal responsável pelo aumento das queimadas, do desmatamento e pelo enfraquecimento das nossas leis ambientais e das políticas de prevenção contra desastres climáticos”, afirmou Gleisi em um vídeo postado no Instagram.
O vídeo é parte de uma entrevista que a petista concedeu à CNN, na quarta-feira (19).
“Ele [Bolsonaro] cortou mais da metade dos recursos do Ibama e do ICMBio, além de se orgulhar de não realizar concursos para novos servidores”, completou.
Lula e o PT mantém o mesmo modus operandi de sempre: incompetência total e responsabilidade zero.