Janja está sendo desprezada pelas candidatas do próprio partido

15 de Setembro, 2024

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

Janja está sendo desprezada pelas candidatas do próprio partido (PT), que preferem não atrelar sua campanha a ela.

A imagem da primeira-dama Janja Lula da Silva não apareceu nas campanhas eleitorais das candidatas do PT nestas eleições como o partido desejava. A 3 semanas do 1º turno, em 6 de outubro, praticamente nenhuma postulante nas grandes cidades usou a influência da ex-primeira dama para tentar alavancar a candidatura.

Das 19 candidatas do PT nos 103 maiores municípios do país, só duas exploraram a imagem de Janja nas redes sociais desde o início da campanha, em 16 de agosto. Em ambos os casos, em uma única postagem: para lembrar o aniversário de 58 de anos da socióloga, em 27 de agosto.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o queridinho nas redes sociais. Imagens do chefe do Executivo foram compartilhadas por 16 das 19 candidatas do partido nas maiores cidades. Dentre os ministros, Fernando Haddad (Fazenda) e Anielle Franco (Igualdade Racial) são os mais populares, tendo aparecido em publicações de 6 e 5 candidatas, respectivamente.

O Poder360 checou as postagens no feed do Instagram das 19 candidatas petistas nas maiores cidades do país de julho até 5ª feira (12.set.2024). Considerou como exploração de imagem do 1º escalão do governo qualquer foto, montagem, vídeo ou representação de Lula, Janja, da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e de ministros do governo.

Janja gravou vídeos e fez fotos para as campanhas, especialmente de mulheres, mas o material ainda não foi entregue a todas as candidatas. Ainda assim, a imagem da primeira-dama poderia ter aparecido em montagens ou em gravações de eventos oficiais.

COMPARTILHE: