José Luiz Datena, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, chorou ao participar de uma sabatina promovida pelo UOL e pela Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (13).
O evento, realizado virtualmente, foi interrompido antes mesmo das considerações finais, com o apresentador visivelmente emocionado deixando a transmissão.
A tristeza de Datena foi alimentada pelos números das pesquisas eleitorais recentes, que mostraram uma queda em suas intenções de voto. No levantamento da Quaest, ele caiu de 12% para 8%, enquanto no Datafolha foi de 7% para 6%. Apesar do cenário desanimador, o candidato declarou que ainda tem esperança de ir ao segundo turno.
“Ainda tenho esperança, mas o que eu posso fazer se não for?”, disse com a voz embargada.
Antes de encerrar abruptamente sua participação, Datena lamentou a dificuldade de conquistar votos:
“Tentei ajudar as pessoas a votar em mim. Até agora não consegui, porra. O que eu posso fazer?”.
Em declarações à GloboNews, Datena reconheceu que pode ter escolhido a “eleição errada” para sua estreia na política. Apesar disso, ainda mantém esperanças de passar ao segundo turno, embora tenha dito que, se isso não acontecer, irá abandonar a vida pública.
Datena também refletiu sobre sua carreira política e o sonho não realizado de se tornar senador.
“O que gostaria de ter sido, infelizmente, vou morrer sem cumprir o meu sonho. É uma pena, né? Já fiz tudo na comunicação, mas meu desejo era servir ao povo, como senador”, afirmou.
O apresentador acredita que teria mais tempo para aprender e se aperfeiçoar politicamente em um mandato no Senado, ao contrário de uma disputa majoritária como a prefeitura.
Confira: