República Notícias

Elon Musk deixa Alexandre de Moraes com os dias contados, em novo ato.

COMPARTILHE:

Elon Musk e Alexandre de Moraes trocam farpas desde abril deste ano. No último domingo (30), o bilionário realizou um tweet em tom provocativo: “The Law is violating the Law (A Lei está violando a lei)”. A frase foi uma resposta a outro tweet, que aponta um pedido de exclusão de posts negativos a imagem de Arthur Lira, deputado federal.

A nota respondida por Musk também divulga que o prazo estabelecido para a exclusão das publicações era de duas horas, sob multa diária de R$100.000. Além disso, também informa que, apesar do cumprimento da decisão do ministro, o X foi condenado a pagar uma multa de R$100.000.

ANÚNCIO

 

Como começou

O conflito teve início no dia 6 de abril de 2024, quando Musk fez tweet questionando Moraes acerca do porquê de tanta censura. O jornalista americano Michael Shellenberge havia publicado o “Twitter Files Brazil”, documento que mostra troca de mensagens de funcionários do X no país. Existiam reclamações sobre as ordens da justiça brasileira relacionadas a plataforma.

 

Alexandre de Moraes incluiu o bilionário no inquérito das milícias digitais, argumentando que Musk estaria estimulando a “desobediência e obstrução à Justiça, inclusive, em relação a organizações criminosas, declarando, ainda, que a plataforma rescindirá o cumprimento das ordens emanadas da Justiça Brasileira relacionadas ao bloqueio de perfis criminosos e que espalham notícias fraudulentas.”

ANÚNCIO

Alguns dias depois, Moraes fez discurso em resposta às acusações de Musk:

 

“O STF, a população brasileira e as pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão. Liberdade da expressão não é liberdade para proliferação do ódio, do racismo e da homofobia. Sabem que liberdade de expressão não liberdade de defesa da tirania. Talvez alguns alienígenas não saibam, mas passaram a aprender e tiveram conhecimento da coragem e seriedade do Poder Judiciário brasileiro.”

Alexandre de Moraes é ministro do STF desde 2017, além de ter sido presidente (Foto: divulgação/LR Moreira/Secom/UOL)

ANÚNCIO

 

Elon Musk

O bilionário sul-africano é a pessoa mais rica do mundo, de acordo com ranking da revista Forbes. Ele é fundador da SpaceX e CEO da Tesla. É usuário ativo do X, inclusive com opiniões de cunho político. Após o embate com Moraes, alguns ministros do STF deixaram de usar a plataforma de Musk, migrando para o Instagram; inclusive o presidente Luís Roberto Barroso.

 

Foto Destaque: Elon Musk e Alexandre de Moraes possuem histórico de desavenças (Foto: reprodução/Stefani Reynolds/AFP;Antonio Augusto/SCO).

ANÚNCIO