República Notícias

Lula volta a mentir e diz que democracia do mundo está em risco, com avanço da direita

COMPARTILHE:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a proferir declarações inverídicas, criticando seus opositores e afirmando que “a democracia como a conhecemos está em risco” com o avanço da direita no mundo. A declaração foi feita em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, publicada nesta sexta-feira (14)

Segundo o chefe do Executivo brasileiro, para reverter esse cenário, “os partidos democráticos e de esquerda devem fornecer novas respostas políticas aos problemas de hoje, numa linguagem e numa forma que possam se comunicar com as pessoas através dos meios de comunicação atuais”.

ANÚNCIO

Como respostas possíveis a essa questão, Lula afirmou que os democratas precisam “proteger os trabalhadores no novo mercado de trabalho, definido pela digitalização e pela inteligência artificial”. Além disso, enfatizou a importância de se aproximar das pessoas nos bairros, locais de trabalho e redes sociais. Segundo o presidente, apesar das preocupações, os resultados das eleições para o Parlamento Europeu “demonstram que na Europa ainda existe uma maioria de indivíduos democráticos a favor da integração”.

Nas eleições para o Parlamento Europeu, finalizadas no último domingo (9), a direita encerrou o pleito como a grande vencedora. Grupos nacionalistas ganharam cadeiras adicionais, aumentando seu peso político.

O Partido Popular Europeu, de centro-direita, do qual faz parte a presidente do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen, manteve a maior bancada e ampliou sua representação.

ANÚNCIO