Uma nova disputa está se desenrolando nos bastidores da TV Globo entre a apresentadora Ana Maria Braga e a emissora, centrada no licenciamento do atual mascote do Mais Você, o Louro Mané.
Fontes dentro da emissora revelaram que várias marcas têm demonstrado interesse em incluir o Louro Mané em seus catálogos de vendas. O boneco, que ganhou popularidade com Tom Veiga como o Louro José, voltou a ser um sucesso comercial, despertando grande interesse no setor comercial da Globo.
A informação é do jornalista Alessandro Lo-Bianco.
O problema surge porque, de acordo com essas fontes, Ana Maria Braga registrou o Louro Mané em nome de sua empresa, que tem também seus dois filhos como sócios. O mascote foi registrado em pelo menos 17 categorias no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em nome da apresentadora.
Internamente, a Globo desaprova essa atitude de Ana Maria. Em conversas recentes, executivos acusaram Ana Maria de interromper e desrespeitar a votação pública que havia escolhido outro nome para o novo boneco, a fim de garantir os direitos autorais do Louro Mané.
A emissora já iniciou negociações complexas com a apresentadora, e as expectativas são de que a discussão se prolongue. A Globo acredita que o Louro Mané é uma criação da emissora, não de Ana Maria, que originalmente não queria um substituto para o Louro José. O Mais Você chegou a ser apresentado apenas por Ana Maria por alguns meses, até que a emissora a convenceu a aceitar o novo mascote.
Outro ponto de conflito foi a determinação de Ana Maria para que o visual do boneco não fosse alterado. Na época, a ideia de introduzir um mascote azul foi prontamente descartada por ela. A Globo acredita que Ana Maria estava, estrategicamente, evitando alterações estéticas para proteger seu controle sobre o personagem.
Fontes também afirmam que Ana Maria discorda da Globo sobre o Louro Mané. Mesmo que o novo boneco tenha sido imposto pela emissora, Ana Maria considera o Louro Mané uma continuidade do Louro José, uma de suas principais criações na televisão brasileira. Ela está firme em sua posição contra o licenciamento do mascote.
A questão não é nova. No auge do sucesso do Louro José com Tom Veiga, a Globo queria colocá-lo também como apresentador da TV Globinho, devido à popularidade do papagaio tanto com donas de casa quanto com crianças. Ana Maria recusou a ideia na época.
Essa disputa marca um momento crucial: o possível início do fim da trajetória de Ana Maria Braga na TV Globo. A apresentadora e a emissora estão há meses discutindo a conclusão de seu ciclo no canal, prevista para os próximos dois anos.